Dança e Ensino Superior: Currículo, Experiência Artística e Trajeto Crítico de Formação

por Portal PPGAC IARTE
Publicado: 12/06/2017 - 15:53
Última modificação: 08/04/2019 - 21:09
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Processos de formação em dança na universidade apresentam, com recorrência, uma lógica operativa que divide teoria e prática, conforme observado em estudo de mestrado desenvolvido por mim, entre 2006 e 2008, junto ao Programa de PósGraduação em Dança da Universidade Federal da Bahia. No entanto, interessa-nos a proposição de ambientes de estudo em dança, nos quais não figura tal dicotomia, compartilhando da ideia de compreender a experiência artística como um modo de conhecer. A expectativa deste projeto de pesquisa, um dos desdobramentos de minha dissertação de mestrado e também objeto de estudo para doutoramento junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA, é identificar parâmetros ou caminhos metodológicos que possam, configurados numa proposição curricular, apresentar uma alternativa à tradicional dicotomia teoria-prática, em processos de formação em dança na universidade, a partir da experiência artística, numa perspectiva praticoteórica. Além de parte de minha pesquisa de doutorado, o presente projeto também se configura como atividade de pesquisa docente junto ao Instituto de Artes/ Curso de Dança da Universidade Federal de Uberlândia, e está relacionado ao grupo de pesquisa do qual sou líder. O método de pesquisa parte de uma abordagem qualitativa, tendo como estratégia a pesquisa-ação, a partir da proposição de uma matriz curricular para um curso de formação de professores de dança e da aplicação do primeiro semestre desse curso para uma turma de estudantes em um curso de extensão ligado à UFU. A proposição curricular se dará a partir de estudos recentes sobre dança, experiência artística, currículo e formação de professores, bem como da análise de propostas curriculares para cursos de licenciatura em dança no Brasil. Um segundo objetivo deste projeto é elaborar um Projeto Pedagógico para a criação do Curso de Licenciatura em Dança na UFU. As principais referências teóricas para este projeto de pesquisa são: sobre o conceito de experiência ? W. Benjamin, John Dewey, G. Agamben e Jorge Larrosa; sobre currículo e formação de professores ? Ivor Goodson, Roberto S. Macedo, Sérgio Farias, Márcia Strazzacappa, Willian Doll-Jr. e Paulo Freire; sobre dança contemporânea ? Helena Katz, Hubert Godart, André Lepecki e Christine Greiner

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