Paulina Maria Caon

por Portal PPGAC IARTE
Publicado: 07/11/2017 - 10:42
Última modificação: 23/06/2022 - 11:11
Tipo do Docente: 
Permanente
Disponibilidade para Orientação: 
Sim

Docente da Universidade Federal de Uberlândia, é mestre e doutora em Artes Cênicas na linha de pesquisa de Pedagogia do Teatro pela ECA-USP, com período de doutorado sanduíche concedido pela CAPES na Universidade de Buenos Aires (UBA), sob a supervisão da Profa. Dra. Patricia Aschieri - Equipo de Investigación en Antropología del Cuerpo y de la Performance. Graduada pelo Depto. de Artes Cênicas da Universidade de São Paulo. Colabora com o Coletivo Teatro Dodecafônico desde 2008, que investiga procedimentos contemporâneos para a criação teatral. Entre 2001 e 2007 se dedicou ao estudo do trabalho de Klauss Vianna com o OBARA - grupo de pesquisa e criação. Desde sua graduação trabalhou em ações culturais e artísticas nos projetos Engenho Teatral, Teatro Vocacional e Ademar Guerra - projetos públicos ou financiados por verba pública em São Paulo. Nos últimos dez anos tem estabelecido interfaces entre corporalidade, teatro, educação e antropologia. Essas relações motivaram a pesquisa de mestrado, cuja dissertação intitulada "Construir corpos, tecer histórias - educação e cultura corporal em duas comunidades paulistas" foi apresentada em 2009 e publicada pela Ed. Annablume em 2012. A tese de doutorado, fruto de pesquisa em campo em duas escolas de Educação Básica, foi defendida em 2015, sob o título: Desvelando Corpos na Escola - experiências corporais e estéticas no convívio entre crianças, adolescentes e professores. (Texto informado pelo autor)

 

Temas de interesse para orientação:

- Corporalidades, teatralidades contemporâneas, performance e performatividades no espaço urbano;

- O caminhar como prática estética e política na cena contemporânea e na educação;

- Formação de professores de teatro nas Artes Cênicas expandidas;

- Corporalidades, teatralidades, performance e performatividades na cena escolar;

- Práticas da cena contemporânea expandida na escola básica;

- Corporalidades e educação;

- Estudos etnográficos e fenomenológicos em Artes Cênicas e na Educação.